CBEPB
APOIO e PATROCINIO


 
..
PROMOÇÃO


..AGENCIA DE TURISMO
  OFICIAL

A F.B.D.P.B. foi criada para incentivar a pratica desportiva entre Órgãos de Segurança Pública dos Municipais, Estaduais e Federal, bem como os órgãos que compõe o Sistema Judiciário Brasileiro, com o intuito de fomentar o bem estar físico e mental, mantendo sobre tudo o profissionalismo e a auto estima.

É o único representante Oficial do Brasil na International Police Sport Union (USIP) e na Panamerican Police Sport Union (UDEPP), sendo a USIP reconhecida pelo COI.

A F.B.D.P.B. atua também na área social, através de parcerias com empresas privadas que incentivam e promovem junto com a Confederação um trabalho dentro da área Esportiva, porém voltada para crianças e adolescentes das periferias das Grandes Cidades, como o Projeto ESPORTE e SEGURANÇA.

No ano de 1910 foi efetivamente pródigo para o ensino superior do Brasil. Em um momento inspirador para a educação, para a cultura brasileira e para o progresso do próprio país, em curto intervalo de tempo, era criada a Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, primeira Instituição de Ensino Superior em Ed. Física do Brasil.

Concomitantemente era o local de treinamento de muitos atletas paulistas para todas as competições estaduais, nacionais e internacionais da época, podendo assim dizer que a semente do esporte em São Paulo começava a nascer naquele local. Era a oportunidade para a aglutinação, em eventos esportivos, dos tradicionais Clubes e Instituições de Ensino como a gloriosa Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Direito USP), então com mais de um século de existência, o Instituto Presbiteriano de Ensino (Mackenzie), a Faculdade de Medicina (Medicina USP), a Escola Politécnica (Engenharia USP),entre outras.

Era um tempo em que não havia o Pacaembu, muito menos o Ibirapuera, ainda se pescava no rio Tietê e as competições de natação eram no Rio Tietê.

Nossa entidade começou a nascer após 89 (oitenta e nove) anos de existência da escola de Ed. Física, quando 02 (dois) alunos do curso de Instrutor de Ed. Física, foram para os Jogos Mundiais de Polícia na Suécia em 1999. Ao retornarem comentaram com os demais alunos a forma de como eram organizados os Jogos e de como as outras polícias se organizavam e falaram sobre a necessidade de fundar um órgão representativo dos policiais que iriam eventualmente participar dos Jogos, a fim de lhes dar o suporte adequado para poderem treinar e ir competir. Partindo da experiência do grupo que fundou a Associação Atlética da Escola de Ed. Física, foi fundada então a Federação Paulista de Esportes das Polícias, em 17 de Dezembro de 2001. O espírito aguerrido, alegre, irreverente, aliado à garra e a disposição para o trabalho idealista, continuam sendo um patrimônio de todos os que já passaram por esta etapa gloriosa da existência de cada um.

Neste mesmo ano, 2001, juntaram-se ao grupo policiais civis, militares, federais e bombeiros para organizarem a Federação, porém muitos policiais de outros Estados procuraram a Federação para saber informações sobre os Jogos Mundiais e Internacionais entre Policias e Bombeiros.

Foi então que em 18 de setembro de 2003, após retornarem dos X Jogos Mundiais de Policias e Bombeiros, o mesmo grupo que idealizou e fundou a Federação Paulista se uniu com Policiais do Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão e Amapá para fundarem a Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros.

Hoje não só apoiamos nossos policiais e bombeiros atletas, mas também desenvolvemos junto com a Federação Paulista o Projeto Esporte e Segurança que visa evitar a saída das crianças e adolescentes das escolas do Ensino Público para a criminalidade, sendo a região escolhida como pioneira a Zona Sul da Cidade de São Paulo.

Ansiando pela reestruturação do desporto amador em nosso país, onde o esporte, seja em qual for sua forma, receba finalmente seu reconhecimento e conquiste posições sólidas e definitivas, a Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros à frente dos policiais, amantes do desporto em sua forma mais pura, mantém com galhardia esta luta, que hoje é nossa e que amanhã, temos certeza, será de todos que tem em comum "O AMOR PELO ESPORTE".


 

Itens de Brazilian Police and Fire Games Federation Vá para Galeria de Fotos