CBEPB
APOIO e PATROCINIO


 
..
PROMOÇÃO


..AGENCIA DE TURISMO
  OFICIAL

SÃO PAULO SEDIA JOGOS INTERNACIONAIS DE POLÍCIA E BOMBEIROS EM 2006
Pela primeira vez a América do Sul vai ser a sede dos Jogos Internacionais de Polícia e Bombeiros (International Police and Fire Games). A 17ª edição do evento ocorrerá em São Paulo, no segundo semestre de 2006. Poderão se inscrever policiais estaduais militares e civis, guardas municipais, policiais federais, policiais rodoviários federais e bombeiros.

O anúncio foi feito no dia 3 de fevereiro pelos coordenadores do comitê que organizou a candidatura paulistana: o secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael; a secretária de Esportes e Lazer da Prefeitura, Nádia Campeão; o secretário dos Negócios da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho; o secretário Municipal de Segurança Urbana, Benedito Domingos Mariano; e o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Policiais e Bombeiros, tenente Marcelo Vinicius Costa Rezende.

Os jogos têm, entre seus objetivos, estimular a prática e o gosto pela atividade física e pelo esporte incluindo-os como valores de interesse profissional; e propiciar intercâmbio com policiais e bombeiros de todo o mundo.

Lars Grael destacou “a união dos governos municipal e do Estado como fator decisivo para que fosse aceita a postulação de São Paulo para sediar o evento”. Ele esclareceu que os Jogos se realizam a cada dois anos e, paralelamente às competições, ocorrem feiras, confraternizações e congressos técnicos sobre procedimentos policiais e de bombeiros. Ao todo, deverão participar cerca de 30 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, familiares e amigos, movimentando hotéis, restaurantes, locação de carros, gastos pessoais, companhias aéreas, etc.

Os jogos possibilitam, além da competição e do desenvolvimento esportivo, um encontro técnico entre profissionais da mesma área. Lars Grael lembrou também que nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, 21% das medalhas conquistadas pelo Brasil vieram de atletas ligados ao serviço militar.

Em 2002, os Jogos foram realizados no Canadá, com a participação de 4.500 atletas. A expectativa para 2004, em Las Vegas, de 4 a 14 de agosto, é de 7 mil competidores de 17 países. A competição foi criada nos Estados Unidos em 1974.

Nádia Campeão lembrou que a vitória de São Paulo para sede teve importante colaboração do setor de turismo local e a Embratur. E disse que “Esses jogos têm uma característica interessante: ao contrário dos Jogos Olímpicos, em que se constrói uma vila para os atletas, aqui eles se hospedam na rede hoteleira já existente. É um evento que projeta muito a cidade e demonstra nossa capacidade de organizar grandes competições”, opinou Nádia Campeão.

Já o secretário de Segurança Pública, Saulo de Abreu, informou que o Brasil tem cerca de 500 mil profissionais na área e que nos jogos policiais de Barcelona, (World Police and Fire Games), em 2003, o país enviou 98 atletas. Ele arriscou dizer que “talvez o esporte seja a política pública mais inclusiva”.

As modalidades desportivas são olímpicas, profissionais e regionais. As categorias podem chegar a 50 formas diferentes de disputa e algumas são realizadas em espaços públicos, ao ar livre. O Brasil sempre participa destes Jogos, com uma delegação em torno de 100 participantes.

Benedito Mariano, secretário municipal de Segurança Urbana e presidente do Conselho Nacional das Guardas Civis, que reúne 380 guardas de vários estados, aponta “o esporte como forma de integração e que esse jogos vêm a colaborar com o momento em que o governo federal está buscando implantar uma política única de segurança pública”. Ele vai levar o assunto para a pauta da próxima reunião do conselho com o objetivo de mobilizar seus efetivos para irem se preparando para a competição.

Para Marcelo Vinicius, “A conquista deste trabalho teve início com um sonho que era comum a todos os policiais e bombeiros do país, o de poder participar de um grande evento internacional realizado em nosso país”.


03/02/2004 - Esportes




 

Itens de Brazilian Police and Fire Games Federation Vá para Galeria de Fotos